CARTAS DO TAROT: OS 3

março 19, 2018

Naipe de Paus: representa o elemento fogo, a centelha da criatividade que nos inspira a agir. Simboliza a autoexpressão através do empreendimento, e por isso costuma se referir ao trabalho e aos negócios. Fogo é uma energia masculina e ativa. Signos: Áries, Leão e Sagitário.
Naide de Copas: representa a água, que simboliza as emoções, mais especificamente o amor e os relacionamentos. Água é um elemento feminino, passivo e acolhedor. Signos: Câncer, Escorpião e Peixes.
Naipe de Espadas: representa o elemento ar, que significa o intelecto, o aspecto pensante do nosso eu. Difere do aspecto criativo do fogo (paus), pois o ar representa o lado mais lógico e analítico de nossos pensamentos e, portanto, é mais perceptivo. Nossa mente pode ser nossa maior amiga ou nossa pior inimiga, pois volta e meia nossos pensamentos interferem em nosso caminho, criando confusão, ansiedade e conflito. O naipe de espadas costuma representar luta e animosidade. Por esse motivo, muitas pessoas têm certo receio das cartas desse naipe. Contudo, não é necessário temê-las. Do ponto de vista positivo, o naipe de espadas permite-nos atravessar a confusão para enxergarmos as coisas como elas realmente são, para depois podermos lidar com a situação de forma realista e com grande clareza. Isso não pode ser realizado sem que antes vejamos a verdade acerta da questão. Signos: Gêmeos, Libra e Aquário.
Naipe de Ouros: representa o elemento terra, que simboliza nosso corpo físico e as necessidades da vida cotidiana, os aspectos materiais pelos quais trabalhamos e que prezamos - como dinheiro, propriedades e posses materiais. A terra exerce influência estabilizadora. Signos: Touro, Virgem e Capricórnio.



3 de Paus
Nesta cena vemos o mesmo homem, mas perceba a diferença em seu traje. Suas roupas certamente são melhores do que aquelas que ele usava em 2 de Paus. Seus cabelos estão mais longos, simbolizando a passagem do tempo, e sua postura está mais confiante. Os 2 bastões estão posicionados atrás dele, mostrando uma obra concluída. Ele segura o terceiro bastão enquanto contempla o mar. É possível que o navio que ele vê esteja zarpando, ou ele pode estar aguardando a sua chegada - seja como for, seus pensamentos ainda se voltam para o futuro. Perceba as gaivotas - como suas metas e ideias, elas se espalham igualmente entre ele e o navio. 

O 3 de Paus nos mostra que construímos bases sólidas e para nos desenvolvermos e isto agora nos garante um futuro promissor, boas perspectivas e estabilidade.
Este arcano imprime em nós o controle da situação, pois nos sentiremos firmes diante dela, com ideias objetivas, conseguindo visualizar boas perspectivas no horizonte o que nos dará condições de fazer uso da criatividade para planejar e colocar em ação estes planos.
Com 3 de paus, a situação é promissora, embora a jornada esteja apenas começando será necessário usar de criatividade, otimismo e entusiamo para dar prosseguimento.

Vemos emergindo aqui um padrão positivo de progressão, tomando a energia inicial do Ás, manifestando depois a ideia e posteriormente a conclusão desses primeiros passos. Suas metas iniciais se realizaram, e embora tenham sido bem - sucedidas, ainda há mais trabalho pela frente. 
O 3 de paus indica progresso, sucesso inicial e mais planejamento para que tudo se mantenha em marcha, seguindo na direção certa.

- No nível profissional: estaremos pisando em solo firme e isto nos garante boas perspectivas. Podemos investir em novos empreendimentos. As associações serão promissoras. As chances de desenvolvimento financeiro são grandes. Ou seja, esta é uma carta de sorte para os assuntos profissionais e é bom se preparar para períodos de intensa atividade, lembrando que esta estabilidade não é o resultado final e sim um ciclo de um novo estágio, o que exigirá de nós muito trabalho à frente, com planejamento, criatividade e entusiasmo.
- No nível de relacionamento: esta carta indica que um novo relacionamento está próximo, pois interiormente criamos as condições necessárias para recebermos a outra pessoa. Se já vivemos uma relação, nos mostra que a base está sólida, denotando confiança e permanência para o futuro. Ela nos traz momentos felizes de harmonia, otimismo e projetos de longo prazo dentro de uma relação já existente.
- No nível de consciência: ela nos conscientiza de todos os nossos esforços, das nossas lutas e que existe um ponto em que, uma vez alcançado, percebemos o quanto valeu a pena a caminhada. Este ponto é o 3 de paus, nos trazendo satisfação interior, otimismo e vontade de continuar a caminhada. A certeza de saber que, mais difícil que esteja a jornada, sempre haverá um 3 de paus à nossa frente para nos revitalizar, ampliar nossos horizontes e nos encher de confiança.




3 de Copas
3 Jovens mulheres dançam no céu com fitas e luzes brilhantes. As cores que vestem representam os outros elementos: verde para a terra, azul para o ar e vermelho para o fogo. Diante delas, duas taças despejam água numa terceira que vaza, com dois outros fios de água escorrendo para a lagoa onde a taça se encontra. Vemos que duas energias combinadas criaram uma terceira. A água é o símbolo de nossas emoções, e neste caso, nossa taça está transbordando. 

O 3 de copas é uma carta de celebração e gratidão. É o resultado do arcano 2 de Copas. O momento é de agradecer pelos bons resultados e compartilhar com outras pessoas a boa colheita. É uma carta que traz abundância, alegrias e resultados favoráveis sob qualquer aspecto.
As boas conquistas merecem ser comemoradas e é isto que nos traz o 3 de Copas, não esquecendo que o nosso percurso estará apenas começando e que teremos à frente uma longa caminhada.
Há felicidade emocional, juntamente com uma sensação de abundância e de realização. O 3 de Copas representa comemorações com amigos e familiares; também pode indicar casamentos ou batizados. O 3 de Copas também pode mostrar o progresso de um relacionamento que é emocionalmente gratificante, uma conclusão feliz de discussões, vitória e abundância. Geralmente, tende a indicar motivos para se comemorar com outras pessoas.

- No nível profissional: esta carta nos mostra que atingimos nosso objetivo. Conquistamos um bom emprego ou fechamos um negócio, estamos felizes no nosso trabalho e tudo é muito gratificante, merecendo uma celebração, um brinde e esta energia promissora e abundante que estará nos permeando.
- No nível de relacionamento: nos traz momentos de profunda alegria. A comemoração está "a flor da pele". Pode significar um casamento, uma gravidez, um nascimento ou batizado. Em qualquer dos casos, o amor estará fluindo e nos enchendo de felicidade e harmonia. É preciso entregar-se a este momento, festejar, comemorar e celebrar!
- No nível da consciência: entramos com o 3 de copas num mundo interior. Conseguiremos buscar dentro de nós a alegria da vida, o entendimento de que o universo está em nós e que nós somos o universo. A felicidade e a gratidão pela benção da vida estarão latente em nós. E será exalando esta energia e em unidade com ela que estaremos prontos para compartilhá-la com as outras pessoas, sem julgamentos ou preconceitos, pois o nível atingido aqui está acima de qualquer fraqueza humana. 

* FUTHARK: associo essa carta com a Runa Wunjo.




3 de Espadas

3 espadas perfuram um coração diante do pano de fundo de um céu escuro e tempestuoso. Perceba que as nuvens estão carregadas, mas no horizonte elas se apresentam mais claras. No centro do coração á uma imagem amarelada surgindo como se fosse o brilho do sol: na astrologia, o sol é a nossa aparência exterior para o mundo.  DECEPÇÃO

O 3 de espadas, como a própria carta nos mostra, indica momentos de profunda dor. Por se tratar do naipe de espadas ligado ao mental, raciocínio e intelecto, seremos colocados diante de uma situação onde a atitude a ser tomada será totalmente contrária ao sentimento que trazemos no coração. E, esse processo será necessário, ainda que doloroso.
Ele poderá nos trazer lágrimas, dor profunda, separação, decepção mas também poderá trazer o seu lado positivo que é o alívio, a sensação de "tirar um peso das costas", de que algo se movimentou e um novo caminho se abrirá, por mais difícil que seja o momento. Este arcano é a vida nos ensinando que a dor é uma ilusão e que dura o tempo necessário para o nosso aprendizado. Após transpô-la sairemos fortalecidos e revigorados.

Emoções tempestuosas podem levar a discussões; se isso se agravar, pode levar a uma separação. Contudo, lembre-se sempre de que esta carta tem apenas a energia de um três. Pode haver um abalo nas situações familiares, mas a esperança em relação ao futuro aparece nesta carta, representa pelo céu que vai se abrindo no horizonte. 

O 3 de espadas pode representar separações entre entes queridos; esta carta também pode aparecer para casais que estão separados pela distância, pelo trabalho e assim por diante, tornando-se infelizes, e por isso não significa necessariamente a ruptura de um relacionamento. 

- No nível profissional: nos encontraremos numa situação difícil e dolorosa . Todas as decisões a serem tomadas serão contrárias àquilo que desejamos. É possível a perda do emprego ou que tenhamos que fazer cortes na empresa contrários de nossa vontade. 
- No nível de relacionamento: esta carta representa lágrimas, despedidas, dor ou até mesmo o fim da relação. 
- No nível de consciência: nos abre, meio à dor, para uma nova percepção. Nos conscientizamos de que as perdas são necessárias que, em geral, somente por  meio da dor é que crescemos, pois nos abrimos para um caminho espiritual, quando então buscamos consolo e conforto para o nosso coração. 



3 de Ouros
Um jovem artesão demonstra firme progresso ao trabalhar diligentemente, com orgulho e concentração. Vemos as ferramentas de seu oficio e os frutos de seu trabalho, que ele segura nas mãos com admiração. 

O 3 de Ouros vêm nos dizer que uma nova etapa tem início. Que vencemos uma prova e que nossos esforços foram reconhecidos, que estamos prontos para novas responsabilidades.
A carta sugere um nascimento, o mérito, uma iniciação; a qualificação para novos trabalhos e a oportunidade de por à prova o talento e a criatividade existente em nós. Mostra que temos maturidade e competência para assumir o novo estágio por mérito e reconhecimento dos nossos esforços.

O 3 de Ouros revela que, com seu esforço, o sucesso começa a aparecer. Você deveria se sentir mais realizado, além de ter alguma melhora material. 
Esta carta pode mostrar o reconhecimento pelo seu trabalho, seja em termos financeiros, seja pelo fato de os demais reconhecerem seus talentos e habilidades, embora isso possa se dar de um jeito mais formal do que você gostaria. Também mostra um trabalho no qual você gosta e para o qual tem habilidade natural. Sejam quais forem as atividades que a carta possa representar, sendo um três ela mostra estágios iniciais de conclusão com sucesso.

- No nível profissional: nos traz boas perspectiva. Podemos ser promovidos, ver nosso trabalho reconhecido ou mesmo sermos aprovados em algum concurso não nos esquecendo nunca que, por se tratar do naipe de Ouros, o bom resultado está ligado à ordem, disciplina e aso regulamentos. Em qualquer caso, a energia do sucesso estará nos permeando e para fazer bom uso dela, assim como desfrutá-la, só dependerá de nós, da confiança que devemos ter em nosso potencial e talento, pois teremos muito trabalho pela frente.
- No nível dos relacionamentos: esta carta representa relações mais maduras onde os problemas são enfrentados com mais maturidade. Incia-se uma fase mais tranquila, com maior constância, dando-nos a oportunidade de um crescimento pessoal de uma convivência harmônica.
- No nível da consciência: esta carta é grande favorecedora para a abertura dos caminhos iniciáticos. Estaremos prontos para darmos inicio ao nosso crescimento espiritual, e a nos desenvolvimento na busca e compreensão de uma nova consciência para a unicidade. 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.