Desafio dos 28 dias

março 29, 2020


Esse exercício vai acompanhá-los pelos #28diasdegratidão, porque é um dos mais poderosos. 

DIA 1/28 (14.03)
Ao acordar você fará uma lista de 10 coisas pelo que é grato e descreverá o motivo porque é grato.
"Sou verdadeiramente grato por ... (o que?)...., porque... (motivo).
Quando acrescentamos o porque, trazemos mais intensidade ao sentimento da gratidão. Após terminar a lista, releia suas bênçãos e repita a palavra OBRIGADO(A) três vezes para cada uma delas. 
No começo poderá ter alguma dificuldade em encontrar dez situações, coisas ou pessoas. Para ajudar a encontrar suas dez bênçãos do dia, você poderá pensar em temas como saúde e corpo, trabalho e sucesso, finanças, relacionamentos, paixões, felicidade, amor, vida, natureza, bens materiais ou serviços. 
Quanto maior for sua gratidão, mais pleno irá se sentir e mais rápido sua vida irá mudar. 

DIA 2/28 (15.03)
UMA PEDRA PARA AGRADECER 
Para que a gratidão torne-se um hábito em sua vida, você terá que se esforçar diariamente e qualquer coisa que te faça lembrar dos exercícios é válido. No livro de Rhonda ela cita a história de um pai que usou uma pedra da gratidão para agradecer pela saúde do filho, embora o mesmo estivesse morrendo. E o menino se curou. Toda as vezes que o pai pegava a pedra, ele agradecia pela saúde do garoto. Nosso exercício de hoje: encontre uma pedra, pode ser aquelas de jardim mesmo desde que caiba em sua mão. Coloque-a em um lugar visível em seu quarto e antes de se deitar, coloque-a nas mãos e concentre-se em todas as coisas boas que aconteceram no seu dia e pelas quais você se sente grato, depois escolha a melhor de todas. Então diga: Obrigado (a), obrigado (a), obrigado (a). 

Repita esse exercício todas as noites.

Enquanto estiver escolhendo a melhor benção do dia, você terá pensando em várias coisas pelo que é grato e isso o ajudará a dormir e acordar com gratidão. 

DIA 3/28 (16.03)
RELACIONAMENTOS
O exercício de hoje consiste em ser grato pelas pessoas como elas são. Se seus relacionamentos estão bem, o exercício os tornarão ainda melhores. Se seus relacionamentos estiverem "capengas", esse exercício ajudará a restaurá-los. Escolha três dos seus relacionamentos mais íntimos para demonstrar gratidão. Pode ser pelo marido, filho, pai, sócio, amigo, irmão... enfim... escolha 3 que sejam importantes na sua vida e que você tenha uma foto deles. Olhe para a foto e pense no que você é mais grato naquela pessoa - quais são suas maiores qualidades? Pegue um papel e escreva cinco coisas pelas quais é mais grato a ela. Escreva assim: "Obrigada (nome da pessoa), por (colocar o motivo). Após fazer isso com as 3 pessoas, coloque as fotografias em um lugar onde possa vê-las para que durante outros momentos do dia você possa olhá-las e agradecer. 

DIA 4/28 (17.03)
SAÚDE
Tem bem mais precioso que saúde? A saúde nos permite realizar coisas! Ser grato pela sua saúde garante que você receba mais saúde. E quanto mais você é grato por ela, menos estresse e tensão você terá. Pessoas gratas pela saúde se curam mais rápido e tem expectativa de vida aumentada em sete anos. Sente-se em um lugar tranquilo e comece a agradecer pelos seus dedos dos pés, seus pés, suas pernas e assim sucessivamente. Pense em casa parte o seu corpo e como cada uma delas exerce uma função importante no todo. E ao passar por cada parte do corpo diga: "Obrigado (a)"! Quando terminar, pegue um papel e escreva em letras grandes: "A DÁDIVA DA SAÚDE ME MANTÉM VIVO!" - Repita essa frase várias vezes ao longo do dia e sinta gratidão pela sua saúde!

DIA 05/28 (18.03)
DINHEIRO
Se está faltando dinheiro para sua vida, entenda que sentimentos de preocupação, inveja, decepção e insegurança sobre ele, não lhe trarão mais dinheiro, pois esses sentimentos nascem pela falta de gratidão pelo dinheiro que você tem. É preciso afastar esses pensamentos negativos e se sentir grato pelo que tem para que sua situação financeira melhore magicamente. Sentir-se grato pelo dinheiro quando temos pouco é um desafio para qualquer um. Vamos a primeira parte do exercício de hoje: Sente-se e reserve um momento para essa atividade. Lembre-se da sua infância, quando não tinha dinheiro nenhum e mesmo assim, o dinheiro estava presente porque alguém pagou pela sua comida, você tinha uma casa para morar, você foi à escola, talvez tenha feito viagens, tenha feito festas de aniversário, tinha roupas, ia ao dentista, ao médico, assistia TV, tinha brinquedos. A cada lembrança diga: Obrigado(a)! Todas essas coisas custam dinheiro e você recebeu todas elas sem gastar um tostão. Seja grato por cada uma delas, pois quando conseguir sentir gratidão sincera pelo dinheiro que recebeu no passado, a quantidade do dinheiro do futuro aumentará. A segunda parte da atividade é pegar uma nota de dinheiro e colar uma etiqueta com a frase: "OBRIGADO POR TODO O DINHEIRO QUE RECEBI AO LONGO DA VIDA!". Carregue essa nota com você e durante o dia todo, em momentos alternados, pegue a nota e agradeça. Após esse dia coloque essa nota em um lugar visível para que lembre-se de agradecer continuamente. 

DIA 06/28 (19.03)
TRABALHO
Como alguém sem nenhum recurso consegue se tornar médico, uma celebridade ou um grande empresário? Como duas pessoas com as mesmas condições iniciais de carreira conseguem tomar rumos diferentes, uma obtendo muito sucesso e a outra com poucos resultados por mais que se esforce? A gratidão pode ser a pitada que está faltando na história. "Pois a quem tem gratidão (pelo trabalho), mais será dado." Seja grato por seu trabalho, seja ele em uma empresa, seja ele por conta própria, seja ele cuidando de um doente ou de seus filhos em casa. Seja qual for sua ocupação, você deve adorar fazê-la. Se você não está realizando o trabalho dos seus solhos, comece a mudança, agradecendo pelo trabalho que você tem hoje. Vamos a atividade de hoje: imagine que você está acompanhado de um gerente invisível e que ele anota tudo o que você pedir. Ao longo do seu dia de trabalho, observe todas as coisas pelo que é grato, comece agradecendo por ter um trabalho, pense nos colegas, pense no seu salário, sempre que encontrar algo pelo que é grato, faça seu gerente anotar. "Sou muito grato por..." Quanto mais sua lista de gratidão aumentar mais seu gerente invisível poderá retribuir a gratidão para a sua vida. Enumere suas bênçãos conforme o #dia1. Antes de dormir, pegue sua pedra e agradeça pela melhor benção da sua vida. Quando estiver no trabalho, também imagine que seu gerente invisível está anotando cada coisa pelo que você é grato. Sempre que encontrar algo pelo que ser grato, peça a seu gerente que o anote. Sua meta é encontrar o maior número de motivos no trabalho para agradecer. 

DIA 07/28 (20.03)
VENÇA A NEGATIVIDADE
Pense, agora, no problema que mais você deseja resolver. Pegue um papel e liste 10 motivos para agradecer pelo problema que o atormenta. Por exemplo, se seu problema for estar desempregado, escreva algo como: "sou grato por ter mais tempo com minha família enquanto estou desempregado", "sou grato por ter sido empregado por tanto tempo e adquirido experiência", "sou grato por ter saúde e poder trabalha", "sou grato por haver emprego no mercado e por novas vagas que surgem"... e assim sucessivamente. Quanto mais agradecer, mais vai atrair novas circunstâncias para si. Após escrever os 10 motivos para agradecer sobre seu problema, escreva: "Obrigado(a), obrigado(a), obrigado(a) pela situação perfeita." E, só por hoje, passe o dia sem dizer nada negativo. Observe suas palavras e quando perceber uma queixa, diga: "mas devo dizer que sou verdadeiramente grato por ________", complete com qualquer coisa pelo que é grato. 

DIA 08/28 (21.03)
NUTRIÇÃO
Agradecer pelo alimento é uma tradição milenar, porém, hoje, com a vida agitada que vivemos, o hábito de agradecer está sendo abandonado. Pense em alguma ocasião em que se sentiu com fome ou sede. Sensação ruim né?! Precisamos de comida e água para vivermos, portanto, temos motivos de sobra para agradecer. Para sentir mais gratidão pelo que come, pense no caminho  que seu alimento percorreu para chegar até sua boca, alguém o cultivou, cuidou, transportou, embalou, preparou para que ele chegasse até você. Seja grato por cada alimento. 

DIA 09/28 (22.03) 
DINHEIRO II
Ter gratidão é ser rico, lamentar-se é ser pobre! Quanto mais grato for pelo dinheiro que tem, mais riqueza receberá. Vamos logo ao exercício. Você vai substituir uma queixa, que o torna mais pobre, por gratidão, que o torna mais rico. Queixas podem ser com palavras, pensamentos invejosos, inseguranças. Se você não tem dinheiro suficiente, a última coisa em que pensa ser grato são as contas. Mas é isso que deve fazer, agradecer pelas contas! Para ser grato pelas contas, pense nos benefícios do bem ou serviço que está sendo cobrado. Por exemplo: se está pagando uma conta de luz, seja grato pela energia elétrica que aquece seu chuveiro, que liga seu computador ou TV e assim por diante. Toda vez que for pagar uma conta, sinta gratidão pelo serviço ou bem e escreva em todas as contas: "pago-obrigado(a)" e faça isso com pelos menos 10 contas que já foram pagas. Nas contas que não pagou, escreva OBRIGADO (A) PELO DINHEIRO, mesmo que ainda não o tenha para pagá-las e seja grato. 


DIA 10/28 (23.03)
GRATIDÃO PARA TODOS
A gente recebe o que dá! Se der gratidão receberá mais gratidão! No dia de hoje espalhe gratidão às pessoas. Seja grato pelo cobrador do ônibus, seja grato pelo garçom, seja grato pelo limpador de rua, seja grato pelas pessoas ao seu redor. Veja quantas pessoas ao seu redor prestam algum tipo de serviço e seja grato. Espalhe gratidão dizendo obrigado às pessoas e se não for possível, apenas mentalize. 

DIA 11/28 (24.03)
MANHÃ MÁGICA
Mais um exercício para você colocar em prática assim que acordar (se estiver lendo isto à noite). A maneira mais simples e fácil de garantir um ótimo dia é começá-lo com gratidão. Todas as manhãs são repletas de oportunidades para você dizer obrigado. Assim que acordar, antes de se levantar, diga OBRIGADO (A). Agradeça por estar vivo. A sua vida é uma dádiva, portanto agradeça essa nova chance de ser feliz. Diga obrigado (a) pela noite de sono, por ter dormido em uma cama quente, protegido. Quando colocar os pés no chão diga OBRIGADO (A). Agradeça pela água que sai da torneira, pela roupa que vai vestir, pela escova de dente, pela toalha, pelo seu banho, pelo café da manhã..., e quanto mais você prestar atenção nas coisas ao seu redor e agradecer por elas, mais os sentimentos de gratidão vão preencher sua vida. 

DIA 12/28 (25.03)
PESSOAS QUE MUDARAM SUA VIDA
Quantas pessoas já te ajudaram, deram conselho ou apoiaram em algo? Às vezes, uma palavra de alguém pode mudar completamente o rumo das nossas vidas, não é mesmo? Eu tive muitas pessoas que fizeram isso. No exercício de hoje você vai pensar nas pessoas que causaram impacto em sua vida. Em um momento de tranquilidade, sente-se e escolha 3 pessoas extraordinária que mudaram sua vida. Concentre-se em uma delas e imagine que ela está em sua frente e diga em voz alta por que é grato a ela e como sua vida mudou depois de sua ajuda. Faça isso com as três pessoas que escolheu. 

DIA 13/28 (26.03)
REALIZE SEUS DESEJOS
Hoje é um dia empolgante! Hoje você vai começar a a usa a gratidão para realizar seus sonhos e desejos. Diversas culturas e religiões praticam a gratidão por aquilo que desejam antes de recebê-lo. Há, também, uma lei natural que diz que semelhante atrai semelhante. Neste nosso contexto, para se ter aquilo que quer, deve-se formar uma imagem do desejo e sentir-se como se já tivesse recebido, para que a maneira como se sente seja semelhante à maneira como se sentirá ao obter o que deseja. A forma mais fácil de obter isso é sendo grato. Vamos lá: Pegue aquela lista de desejo que pedi para você fazer no primeiro post (o  dia 01/28). Se ainda não fez, a hora é agora! Liste seus desejos em um papel ou caderno. Escolha 10 desejos que considera mais importante. Eles podem estar ligados a diferentes áreas de sua vida, saúde, trabalho, família, relacionamentos... Reescreva estes 10 desejos escolhidos de forma bem detalhada como se estivesse fazendo uma encomenda a alguém e como se já os tivesse recebido. Exemplo: "Obrigado (a), obrigado (a), por ter conseguindo X reais para comprar meu sonhando carro Y da cor preta, ano 2015." Agora vamos saturar seus desejos com mais gratidão. Para cada desejo descrito, responda a essas perguntas mentalmente: 
I - Que emoção sentiu quando seu desejo foi realizado? II - Qual foi a primeira pessoa que você contou e como o fez? III - Qual foi a primeira coisa que você fez quando seu desejo se materializou? (detalhe).

DIA 14/28 (27.03)
DIA MÁGICO
Durante o dia, pratique a gratidão por cada atividade programada... "Obrigado por esta reunião programada." "Obrigado por esta extraordinariamente bem sucedida!" "Obrigado por esta faxina que foi até divertida." E nada pode estar bom que não pode ficar melhor, né?! Então, ao terminar de agradecer pelas tarefas do seu dia, diga com convicção: "E obrigado pela excelente notícia que receberei hoje!" Você vai se surpreender com os resultados. 

DIA 15/28 (28.03)
CURA DOS RELACIONAMENTOS
Escolha um relacionamento problemático que deseja melhorar da sua vida atual ou alguém do passado. Faça uma lista de dez coisas quais se sente grato por essa pessoa. Relembre a história de vocês e escreva o que essa pessoa tem de melhor ou o que esse relacionamento trouxe de bom para você. Esforce-se e encontrará algo de bom. Não leve seus pensamentos para saber quem estava certou ou errado, apenas procure o positivo da relação. Escreva assim: ____ (nome da pessoa), sou grato por _____. Ao terminar de escrever as dez coisas você deverá já se sentir melhor. O objetivo é não ter mais pensamentos negativos por essa pessoa. Repita esse exercício, se for preciso, até não ter mais sentimentos negativos por essa pessoa. 

DIA 16/28 (29.03)
MILAGRES DA SAÚDE
Quando sofremos alguma doença é compreensível que tenhamos sentimentos negativos a respeito de sua saúde, o que serve para piorar o quadro. Para aumentar nossa saúde devemos substituir os pensamentos negativos por bons sentimentos, e conseguimos isso com a gratidão. Vamos ao exercício de hoje que está divido em três partes:
1) Pense sobre a excelente saúde que recebeu na infância, adolescência e vida adulta (se não teve, imagine-se tendo). Pense em momentos que se sentiu cheio de energia e sentiu-se feliz. Escolha três situações em que teve a sensação de estar no topo do mundo e diga obrigado(a)!
2) Pense na saúde que você continua a receber hoje. Sinta-se grato por cada parte do seu corpo e escolha cinco funções dos seu corpo que estão saudáveis e diga: Obrigado(a)!
3) Agora pense no estado ideal daquilo que você quer melhorar. Ex.: se quer recuperar a saúde do seu rim, seja grato por rins fortes e saudáveis que filtram e expulsam todos resíduos nocivos a sua saúde.
Você pode realizar esse exercício de hoje em vários momentos do dia e se quiser todos os dias. 

DIA 17/29 (30.03)
UM CHEQUE PARA VOCÊ
Nosso exercício de hoje é: você fará um cheque fictício com o valor que você deseja, endereçado à você e com a data de hoje. Dica: comece com um valor pequeno e aumente gradativamente. Segure-o na sua mão e pense no motivo que o fez pedir essa quantidade. Imagine o que sentirá ao receber a quantia, mentalize sua alegria e agradeça. Carregue esse cheque com você no dia de hoje ou coloque-o em um lugar visível para repetir essa visualização por mais duas vezes.
1) Enumere suas bênçãos (10 coisas pelo qual é grato - lembre-se de colocar o porquê é grato - releia a lista e diga OBRIGADO(A).
2) Antes de dormir, pegue sua pedra e agradeça pela melhor benção da sua vida
3) Preencha um cheque para você com o valor que você quer.
4) Segure-o nas mãos e imagine-se usando o dinheiro com aquilo que deseja.
5) Carregue o cheque com você e faça essa mentalização por mais duas vezes.
6) Ao fim do dia, coloque o cheque em um lugar que possa vê-lo diariamente.
Quando tiver recebido o valor, faça outro com um valor maior. 

DIA 18/28 (31.03)
LISTA DE TAREFAS MÁGICAS
O exercício de hoje vai ajudá-los(las) a resolver pequenos problemas cotidianos quando você não souber o que fazer ou quando, simplesmente precisar que algo seja feito. Crie uma lista de coisas importantes que gostaria que fossem feitas ou solucionadas por você e dê o nome de lista de tarefas mágica. Inclua coisas que você não tem tempo para fazer, das menores às mais complexas. Ao terminar escolha três para se concentrar no dia de hoje e imagine que cada uma delas já tenha sido feita ou resolvida por você e diga: Obrigado (a)!


DIA 19/28 (01.04)
PASSOS MÁGICOS
"Cem vezes por dia, eu lembro de mim mesmo que minha vida interior e exterior dependem do trabalho de outras pessoas, vivos e mortos, e que devo me esforçar para dar na mesma medida que recebi e continuo a receber." - Albert Einstein
Inspiração de hoje, Einstein, praticava a gratidão diariamente. Assim como ele, falaremos cem vezes obrigado (a) no nosso exercício. Para isso, daremos cem passos enquanto dizemos obrigado (a). A cada vez que nossos pés tocarem o chão, diremos obrigado (a). Podemos fazer isso enquanto vamos à padaria, ao trabalho ou em uma caminhada apenas para esse propósito. Dica importante: Primeiro faça o percurso contando cem passos, no retorno fale obrigado(a), porque se você contar e dizer obrigado(a), poderá perder a essência do sentimento de gratidão do exercício. 

DIA 20/28 (02.04)
GRATIDÃO DO CORAÇÃO
Hoje vamos intensificar os sentimentos de gratidão concentrando-se no coração. Como resultado, você terá batimentos cardíacos regulares e harmoniosos, resultado melhorias no sistema imunológico e, consequentemente em sua saúde. Feche os olhos e imagine todo o redor do seu coração, interna e externamente, e em sua mente diga: obrigado (a). Enquanto faz o exercício, você pode imaginar que a palavra obrigado (a) sai do seu coração, outra forma de potencializar e colocar sua mão sobre o coração enquanto realiza o exercício. Pegue sua lista de desejos e aplique a gratidão do coração para cada item de sua lista. 

DIA 21/28 (03.04)
RESULTADOS EXTRAORDINÁRIOS
O exercício de hoje consiste em ser grato antes de fazer algo que deseja sair-se bem! Seja grato pelos resultados extraordinários da sua entrevista de emprego, da sua reunião, da sua sequência de exercícios físicos, pela sua consulta médica, pelo seu passeio. Seja grato também por situações inesperadas. Sem tirar conclusões precipitadas, seja grato por situações como ter sido chamado à sala do chefe, à ter sido chamado a comparecer na escola do seu filho. No dia de hoje, escolha três situações diferentes em que gostaria de ter resultados extraordinários e seja grato escrevendo em seu caderno: "obrigado pelo resultado extraordinário de _____". 

DIA 22/28 (04.04)
DIANTE DOS SEUS OLHOS
Para hoje, vamos rever sua lista de desejos. Pegue sua lista com os 10 desejos principais que você tem hoje. Releia cada uma deles e durante um minuto imagine que já recebeu o que deseja e sinta o máximo de gratidão possível. 

DIA 23/28 (05.04)
O AR
No dia de hoje, perceba o ar que respira. Inspire fundo cinco vezes e sinta o ar entrando em seu corpo. Da mesma forma sinta alegria ao expirá-lo e diga: "Obrigado(a) pelo ar que respiro e que me mantém vivo" - se você puder fazer isso ao ar livre melhor ainda. Sinta como o ar faz parte desse universo, rico em detalhes que se encaixam perfeitamente. 

DIA 24/28 (06.04)
VARINHA DE CONDÃO
No dia de hoje, escolha três pessoas importantes na sua vida que precisem de saúde, dinheiro, felicidade ou das três coisas. Pegue uma fotografia de cada uma delas e coloque-as na sua frente enquanto faz o exercício. Pegue a primeira foto, feche os olhos e durante um minuto visualize-se recebendo a notícia de que ela se livrou do problema. Abra os olhos e olhe para fotografia e diga três vezes obrigado(a), bem devagar: "Obrigado(a), obrigado(a), obrigado(a), pela saúde, dinheiro ou felicidade que (nome da pessoa) recebeu. 

DIA 25/28 (07.04)
QUAL É A DEIXA?
O exercício de hoje irá funcionar como se fosse uma brincadeira. Vamos imaginar que tudo o que você quer está sendo providenciado mas para que você receba, você precisa ser grato. A brincadeira é estar atento às "deixas" do dia, por exemplo: se você vê uma ambulância é a deixa para você agradecer pela sua saúde, se você quer perder peso e quando vir alguém com o peso ideal, essa é a deixa para você agradecer pelo seu peso ideal. Se você quer ter um relacionamento amoroso sério e vê um casal super apaixonado, essa é a deixa para agradecer pelo relacionamento dos seus sonhos. No dia de hoje esteja atento às deixas para ser grato pelos seus sonhos e desejos. 

DIA 26/28 (08.04)
TRANSFORME ERROS EM BÊNÇÃOS
Hoje, pense sobre algum erro que você cometeu, grande ou pequeno, mas que ainda lhe traga dor. Depois procure motivos para ser grato por ele, perguntando-se: o que aprendi com esse erro? Que boas coisas esse erro me trouxe? Escreva em seu caderno. 

DIA 27/28 (09.04) 
ESPELHO, ESPELHO MEU
Quando somos gratos pela pessoa do espelho, sentimentos de insatisfação, descontentamento ou a sensação de que não somos bons o suficiente, desaparecem por completo. Vá em frente do espelho, olhe nos olhos da pessoa refletida e diga em voz alta - OBRIGADO(A) por tudo que você é! Seja grato por ser exatamente como você é! Seja grato por ser exatamente como você é! Se for o corajoso, olhe no espelho e diga três coisas sobre si pelas quais é grato. Faça isso todas as vezes que se olhar no espelho no dia de hoje.

DIA 28/28 (10.04)
LEMBRE-SE DAS BENÇÃOS
O exercício de hoje é fazer um lembrete do seu dia anterior, rapidamente, repasse o dia anterior, identifique as bênçãos e simplesmente, agradeça. Você pode escrever suas bênçãos ou simplesmente lista-las mentalmente. Para ajudar faça-se a seguinte pergunte: quais foram as coisas boas que aconteceram no dia de ontem? 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.